Saber ler encargos, gráficos, mapas e tabelas está entre as principais Exigências cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para se dar bem na prova, Professores dão dicas para identificar e interpretar as informações Ao Menos nesses elementos visuais, que Deverão quantidade em aparecer na avaliação.

Atenção Tema para e detalhes das imagens

Mapas, tabelas e gráfico

Leia também sobre Dicas para quem vai fazer o Enem

Para todos
OS elementoss visuais que caem no ENEM, o importante é que o estudante leia bastante, seja jornais, revistas e livros, e fique ligado os acontecimentos fazem com Pais e do mundo, já que gráficos, mapas, tabelas e São taxas, geralmente, contextualizados com diversos assuntos e matérias.

Para tanto mapas, tabelas ou gráficos, o estudante DEVE ficar atento às informações que se destacam na imagem, como titulo e tema que esta sendo ABORDADO.

No caso dos mapas, deve-se observar, ainda, um dos temas localizaçãoa na imagem e os Padrões geograficos que estão sendo utilizados, se estão divididos por continentes ou por hemisférios, por exemplo.

Em todos, É importante Verificar se o tema que esta sendo ABORDADO esta relacionado a assuntos do cotidiano e acontecimentos mundiais, regionais ou nacionais.

Em gráficos, O estudante DEVE ficar atento aos eixos, e à variável à escala que estão sendo expostos.

Já em tabelas, è necessario fazer uma relação evolutiva do tema apresentado.

Charges e tiras em quadrinhos

Além de ser Necessário ao aluno estar atualizado e bem informado, ele tem que ficar atento aos detalhes da imagem, quando se trata de cherges e tiras em quadrinhos de historia.

O estudante tem que observar, a partir do texto e do traço do Chargista, como Conexões que faz o desenho com o assunto do cotidiano, como politica, meio ambiente saude, para uma partir daí tirar conclusões.